Iniciamos a nossa actividade com um Laboratório de Próteses Dentárias no ano 2000.
Hoje reúnimos um projeto de 2 Clínicas, que têm como principal especialidade a medicina dentária.
Damos especial importância ao conforto e total satisfação dos clientes das nossas cínicas.
Profissionais altamente qualificados, localização privilegiada, horário de funcionamento alargado, facilidade na marcação de consultas e atendimento cuidado e humano.
Todas as consultas são mediante pré-marcação (salvo situações de urgência)
Realizamos horário pós-laboral e ao sábado.

Prótese Dentária Removível

As próteses removíveis são aparelhos protéticos que servem para substituir os dentes ausentes e tecidos, podendo ser removidas pelo paciente para a sua higienização. Existem dois tipos de próteses removíveis: as próteses parciais (ponte parcial removível- PPR) e as próteses totais (dentaduras).

As próteses parciais são indicadas quando ainda existem dentes naturais. Quando faltam dentes, o osso alveolar é reabsorvido e os dentes adjacentes tendem a mover-se para o espaço livre, causando vários desequilíbrios nas arcadas. A prótese parcial preenche os espaços criados pela falta de dentes, evitando a deslocação dos dentes remanescentes.

As próteses totais são indicadas nos casos de perda total dos dentes e podem ser de dois tipos: "imediata" ou "convencional". A prótese convencional é confeccionada depois que os dentes foram extraídos e quando a gengiva tiver cicatrizado. Isto leva geralmente três meses.Já a prótese imediata é colocada imediatamente após a extração dos dentes, como uma solução provisória durante a cicatrização da gengiva, preservando o sorriso durante todo o processo do tratamento. As próteses são uma alternativa para os pacientes que não tem indicação para receber implantes devido à falta de estrutura óssea, não podem fazer enxertos, ou possuem uma limitação financeira ou de saúde.

O que esperar das próteses removíveis:

Embora as próteses sejam aparelhos duráveis, em alguns casos, devido ao desgaste normal do uso, elas precisam ser refeitas, reparadas ou reajustadas. Durante as primeiras semanas é normal notar um aumento no fluxo da saliva, sentir desconforto e possivelmente ter um pouco de dificuldade para falar e mastigar. Contudo, à medida que os seus músculos e tecidos se acostumam com as novas dentaduras esses sintomas irão desaparecer.

Para garantir a longevidade da sua nova prótese é importante ter uma boa higiene oral e visitar o dentista regularmente para exames e limpeza profissional. Na Multi Oral utilizamos o que há de mais moderno e estético em materiais. Uma prótese bem confeccionada devolve ao paciente a segurança para o convívio social e restaura a função original dos dentes.

Próteses Dentárias Esqueléticas

São removíveis e a base de estas próteses esqueléticas é em metal. Levam ganchos se necessário para melhor prender os dentes existentes e não se soltarem. Só podem usar estas próteses pessoas que tenham dentes naturais.A adaptação da pessoa a este tipo de prótese é bastante mais fácil porque são pouco volumosas. São bastante higiénicas e se caírem ao chão não fracturam facilmente.São no entanto um pouco mais caras que as próteses acrílicas e geralmente não se podem acrescentar dentes ou fazer alterações. São aconselhadas a pessoas que tenham dentes naturais sem mobilidade e gengivas saudáveis.

Próteses Dentárias Acrílicas

São removíveis regra geral são cor de rosa para imitar a cor da gengiva. São usadas por pessoas que tenham poucos dentes ou nenhum.São as chamadas dentaduras. Na Tecnodental estas próteses são bastante acessíveis em termos económicos. Se a pessoa perder um ou mais dentes geralmente é possível acrescentar neste tipo de próteses acrílicas. São mais volumosas que as esqueléticas principalmente no maxilar superior. Aconselha-se a sua lavagem após as refeições. Existem também produtos no mercado para limpeza e fixação destas próteses.

O que são coroas e Próteses fixas (pontes)?

Tanto as coroas como as próteses fixas são cimentadas no dente ao contrário dos recursos móveis, como as dentaduras e próteses parciais removíveis, que podem ser retiradas e lavadas diariamente. As coroas e próteses fixas por serem cimentadas nos dentes existentes ou em implantes só podem ser removidas pelo dentista.

Como funcionam as coroas?

A coroa é utilizada para cobrir inteiramente ou somente uma parte da coroa de um dente danificado. Além de conferir maior resistência a um dente danificado, a coroa pode ser utilizada para melhorar sua aparência, o formato ou alinhamento dos dentes no arco. Uma coroa também pode ser colocada sobre um implante, dando-lhe o formato e estrutura parecidos com a do dente natural, a fim de que este possa desempenhar suas funções. As coroas de porcelana ou cerâmica podem combinar com a cor natural de seus dentes. Outros materiais usados são o ouro e as ligas de metal, o acrílico e a cerâmica. Estas ligas metálicas são geralmente mais resistentes que a porcelana e podem ser recomendadas para os dentes posteriores. A porcelana é ligada a uma estrutura metálica e é utilizada, em geral, por ser resistente e atraente.

Como funcionam as próteses fixas (ou pontes)?

A prótese fixa pode ser recomendada se você tiver perdido um ou mais dentes. Falhas deixadas por dentes ausentes podem fazer com que os dentes remanescentes girem ou se movam para os espaços vazios, resultando em uma mordida errada. O desequilíbrio causado pelo dente ausente também pode levar à gengivite e à disfunção da articulação temporomandibular (ATM).

Qual a durabilidade das coroas e próteses fixas (pontes)?

Embora as coroas ou pontes possam durar uma vida toda, algumas vezes elas se soltam ou caem. O passo mais importante para garantir a longevidade de sua coroa ou ponte é possuir uma boa prática de higiene bucal. A ponte pode perder seu apoio se os dentes ou osso que a sustentam forem danificados por doenças. Mantenha suas gengivas e dentes saudáveis, escovando com creme dental com flúor e utilizando o fio dental diariamente. Visite, também seu dentista regularmente, para exames e limpezas profissionais. Para prevenir o dano em sua nova coroa ou prótese fixa, evite morder alimentos duros, gelo ou outros objetos duros.

Uma forma clara de atingir resultados incríveis com o melhor custo e benefício.

Os brackets já não são mais sinónimo de inconveniência, desconforto e um sorriso metálico.

Damon Clear é parte do Damon System, uma abordagem completamente nova de tratamento.

O Damon System combina brackets que não necessitam de amarrilho e arcos com memória de forma a moverem dentes mais rápido e confortavelmente, com resultados espetaculares no seu sorriso e estética facial.

É tempo de olhar os aparelhos de outra forma. Mostre o seu sorriso com Damon Clear durante o seu tratamento e pelos próximos anos.

Virtualmente Invisível
Com o Damon Clear, as pessoas podem nem perceber que você está a usar aparelho. Outros aparelhos usam elásticos que amarelam poucas semanas depois da consulta e acumulam bactérias. Damon Clear é discreto, fácil de limpar e resistente a manchas e descoloração.

Tratamento mais rápido
Apesar do tempo de tratamento variar, estudos mostram que com o Damon System o seu tratamento termina em média até seis meses antes que os aparelhos tradicionais.

Maior Conforto
O Damon Clear é menor e seu design conta com contornos super arredondados que são gentis com os dentes e tecidos. Estudos clínicos mostram que o Damon System proporciona um tratamento mais confortável que os aparelhos tradicionais.

O que você pode esperar do Damon Clear:

"Não percebi que você estava a usar aparelho!"

- Um design cristalino que é virtualmente invisível.

- Resistente a manchas e fácil de limpar.

"Foi rápido e confortável!"

- Conforto excepcional sem os apertos.

- Menos visitas e resultados mais rápidos.

"Seu sorriso está incrível!"

Correção da mordida, arco do sorriso e alinhamento perfeito.

Resultados sensacionais que melhoram seu visual e autoestima.

Você sabia que...
Estudos independentes mostram que o grau de satisfação do paciente com o Damon System é maior do que com aparelhos tradicionais.

O que torna o Damon System diferente?
Sistema auto-ligado passivo que elimina a necessidade de elásticos ou ligaduras metálicas.

Arcos High tech que movem os dentes mais rápido e necessitam de menos ajustes. Uma abordagem clinicamente comprovada que alinha seus dentes e melhora a sua estética facial – normalmente sem necessidade de extração ou expansões.

Melhores resultados em menos tempo Com o Damon System, o tempo de tratamento é tipicamente mais curto do que com aparelhos tradicionais. E um tempo menor significa menos visitas ao dentista e um lindo sorriso mais rápido. Lindos sorrisos em rostos maravilhosos

Com Damon System podemos tratar a maior parte dos casos sem extrações. Ninguém gosta de extrair dentes, e um sorriso mostrando todos os dentes normalmente, produz um sorriso mais amplo, natural e um perfil mais estético. Conforto extraordinário

Diga adeus aos brackets amarrados com elásticos.

O Damon System possui um sistema único de fechamento que reduz a pressão nos seus dentes e permite que eles se movimentem de maneira mais confortável para a posição correta. Esta abordagem revolucionária em ortodontia assegura maior conforto ao longo de todo o tratamento. Para pessoas de todas as idades Dentes bem posicionados e um lindo sorriso aumentam a auto-estima e autoconfiança em qualquer idade, além da melhora das condições de saúde oral. Pergunte ao seu ortodontista como o Damon System pode ajudar no seu caso.

Nunca é tarde para parecer bem e se sentir de bem com a vida!

- A mais nova tecnologia. Damon System auto-ligado Vantagens clinicamente comprovadas

- Redução significativa do tempo de tratamento e da quantidade de consultas.

- Resultados de alta qualidade.

- O Damon System usa um mecanismo singular que minimiza a fricção e reduz as forças utilizadas no sistema tradicional.

- Com o Sistema Damon, os dentes se movimentam de maneira mais rápida e confortável.

O que são implantes dentários?

Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.

Como funcionam os implantes dentários?
Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses parciais e totais montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala. Esta modalidade de prótese é chamada “protese sobre implante” e confere ao paciente mais segurança em todas as funções bucais proporcionando uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.

Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos ou falta de adaptação a estes aparelhos. Além disso, as pontes comuns devem ser ligadas aos dentes em ambos os lados do espaço deixado pelo dente ausente. Com a colocação de implantes não é necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar como é feito em pontes fixas convencionais.

Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.

Os implantes são, em geral, mais caros que outros métodos de substituição de dentes e a maioria dos convênios não cobre seus custos.

O tipo de implante mais recomendado na atualidade é o ósseo integrado que se mostrou uma revolução no tratamento de pacientes parcial ou totalmente desdentados.

  • Implantes ósseo integrado: — são implantados por meio cirúrgico diretamente no osso maxilar. O período da osseointegração (integração ao osso) leva em média 4 a 6 meses dependendo da região a receber o implante. Após este período, uma segunda cirurgia é necessária para ligar o implante ao meio bucal, nesta fase o cirurgião dentista remove a gengiva que está recobrindo o implante e finalmente, um dente artificial (ou dentes) é conectado ao implante, individualmente, ou agrupado em uma prótese que pode ser de dois tipos:
  • Prótese Protocolo: — Prótese total implantosuportada e implantoretida, fixada sobre 4 a 8 implantes em média, este tipo de prótese é parafusada e retirada apenas pelo seu dentista, é uma prótese que confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura, o único incoveniente é que este tipo de prótese é mais difícil de ser higienizada pois todos os detes são conectados entre si, exigindo bastante cuidado do paciente. Pode ser feita em resina ou porcelana.
  • Prótese Overdenture: — Prótese total removível sobre implante, este tipo de prótese é mais barata que a prótese protocolo porque exige menos implantes (2 a 6 em média) e é confeccionada em resina. Esta prótese é como uma dentadura, porém, tem um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, conferindo a esta mais estabilidade e retenção. Esta prótese pode ser retirada pelo paciente e por isto a sua higienização é facilitada.

Odontopeditria é o ramo da Medicina Dentária destinado a cuidar da saúde oral da população infantil do 1º aos 16 anos. Tem como objetivos a modulação do comportamento da criança desmistificando o medo que  pode existir da figura do dentista e o tratamento mais adequado para qualquer problema ou dúvida que possa existir sobre a dentição decídua e seu desenvolvimento. A primeira consulta deverá ter lugar por volta do 1º ano de vida para aconselhamento dietético, higiene oral adequada, hábitos orais e prevenção. As consultas devem ser periódicas pelo menos uma ou duas vezes por ano de acordo com o risco de cada criança.

Porque cada faixa etária necessita do tratamento e abordagem adequada temos um profissional especializado em bebés, crianças e adolescentes. Segundo a Academia Europeia e Americana de Odontopediatria, logo no primeiro ano de vida, todas as crianças deveriam ter a oportunidade de visitar um Odontopediatra. Isto familiariza a criança com o ambiente da clínica, além de fornecer aos pais orientações para o estabelecimento de uma excelente saúde oral do pequeno paciente. Visitas precoces e regulares ao dentista podem prevenir:

  • A perda prematura de dentes;
  • O mal posicionamento dos dentes nas arcadas;
  • Problemas de erupção;
  • O aparecimento de cáries;
  • Dores e outras doenças da cavidade oral;
  • O medo do dentista, pois a criança estará habituada desde muito cedo;
  • Traumas e acidentes.

A importância dos dentes de leite (ou decíduos):

  • Mastigação dos alimentos numa fase em que a criança está em máximo crescimento;
  • Estimulam o crescimento dos ossos da face e dos maxilares;
  • Conforto psicológico e auto-estima das crianças;
  • Desenvolvimento da fala;
  • Servem de guia de erupção, pois preservam o espaço e o alinhamento dos dentes definitivos.

Competências Gerais

Acompanhamento Ortodôntico Preventivo
O mau posicionamento dentário e a má oclusão são problemas que afetam muitas crianças, determinando a necessidade do uso de aparelhos ortodônticos. Neste sentido, o acompanhamento regular é fundamental para atuar precocemente e prevenir ou tratar o problema desde o seu início. Nos casos em que o Odontopediatra diagnostique a necessidade do uso de aparelho corretivo, a criança é reencaminhada para o departamento de Ortodontia onde será seguida por um especialista.

Tratamento de Cáries
A ingestão frequente de açúcares associada a uma má escovagem resulta frequentemente no aparecimento de cáries. Se não tratadas, as cáries podem condicionar a perda precoce dos dentes de leite, muitas vezes com consequências ao nível do posicionamento e alinhamento da dentição definitiva. Para além do tratamento, durante a consulta a criança e os pais são aconselhados sobre hábitos saudáveis de alimentação e higiene oral.

Aplicação Tópica de Flúor
O flúor é um componente fundamental na prevenção das cáries dentárias, recomendando-se a sua toma entre os 6 meses e os 16 anos. Na visita ao Odontopediatra definem-se as doses de flúor e respetivos modos de administração (comprimidos, gel, gotas, elixires), consoante as necessidades específicas das diferentes faixas etárias.

Aplicação Tópica de Selantes
Para prevenir o aparecimento das cáries é frequente a aplicação de selante. O selante é um verniz que aplicado sobre os dentes saudáveis protege a superfície mastigatória, evitando o aparecimento de cáries. Rápido e totalmente indolor, é possível selar a maior parte dos dentes de uma criança em apenas uma consulta.

Orientação Acerca de Saúde Oral
Durante a consulta e de forma pedagógica, crianças e pais recebem orientação acerca da saúde oral, onde se incluem conselhos sobre as vantagens de uma alimentação pobre em açúcares, bem como indicações sobre os procedimentos para uma correta higiene oral. Para além de evitar o aparecimento de cáries e de placa bacteriana, uma correta escovagem evita também o aparecimento de problemas nas gengivas.

Controlo da Placa Bacteriana
A placa bacteriana resulta da acumulação de bactérias na cavidade oral. O seu controlo é fundamental para a manutenção da saúde oral, sobretudo no que diz respeito à prevenção de cáries. Para além de fornecer indicações acerca dos procedimentos de higiene oral para a prevenção e eliminação da placa bacteriana, em casos específicos, o Odontopediatra pode também eliminá-la através de meios mecânicos.

Saiba como prevenir os problemas que afectam a saúde oral das crianças, jovens, adultos e idosos.

O que é uma boa higiene oral?

Uma boa higiene oral é aquela que resulta da remoção eficaz dos restos alimentares (principalmente após as refeições) e ao mesmo tempo impossibilita a "ligação" de um conjunto de bactérias aos dentes e gengivas, de forma a impedir a destruição dos dentes pela acção dessas bactérias.

Se as suas gengivas doem ou sangram ao escovar os dentes ou ao usar o fio dentário ou ainda se apresenta mau hálito constante ou sensibilidade dolorosa nos dentes e gengivas, deve visitar um profissional de saúde oral. Qualquer uma destas situações pode resultar de um problema de saúde e por si só pode originar importantes impactos na sua qualidade de vida. A principal função da higiene oral é a remoção da placa bacteriana da superfície dos dentes e deve iniciar-se como hábito diário desde a erupção do primeiro dente do bebé.

O que é a placa bacteriana?

A placa bacteriana ou biofilme oral é uma película aderente e transparente constituída por bactérias e seus produtos, formando-se constantemente sobre os seus dentes e gengivas. É a principal causa da cárie dentária e das doenças periodontais que podem levar à perda de dentes. Inicialmente esta película assume uma consistência mole e, se não for removida nesta fase, ela vai mineralizar, tornando-se dura (designando-se de tártaro ou cálculo). Para remover o tártaro é necessário um conjunto de procedimentos clínicos (destartarização e outros), executados por profissionais de saúde oral.

Como sei que tenho placa bacteriana?

Todos nós desenvolvemos placa bacteriana. As bactérias proliferam constantemente na nossa boca. Para crescerem, estas bactérias utilizam ingredientes encontrados na nossa dieta e saliva. A placa bacteriana, em presença de hidratos de carbono (especialmente açúcares) produz os ácidos que vão desmineralizar os tecidos duros do dente (esmalte e dentina). Assim, sempre que se ingerem alimentos ou bebidas açucaradas, produzem-se ácidos. Com os ataques ácidos repetidos, o esmalte deteriora-se e as lesões de cárie iniciam-se. A placa bacteriana que não é removida também provoca inflamação gengival, conduzindo à gengivite (gengivas vermelhas, inchadas e sangrantes).

Como posso evitar que a placa bacteriana se forme?

A formação da placa bacteriana é um processo constante na cavidade oral. Contudo podemos prevenir a sua acumulação e as consequências que daí advêm. Assegure-se de que:

  • Escova cuidadosamente todas as superfícies dos dentes pelo menos duas vezes por dia;
  • Usa o fio dentário diariamente para remover a placa bacteriana que se acumula entre os dentes e no sulco gengival;
  • Modera o consumo de alimentos e bebidas açucarados (bolos, bolachas, pão achocolatado, batatas fritas, refrigerantes, etc.), pois estes facilitam a adesão das bactérias às faces dentárias e são usados para a produção de ácidos que destroem os dentes;
  • Se necessário, existem agentes antibacterianos (como a clorhexidina), amplamente aplicados em medicina dentária, através de soluções de bochecho ou em dentífricos e que apresentam altas taxas de eficácia na redução e controle do biofilme oral. Aconselhe-se com um profissional de saúde oral.

Que tipo de escova devo usar?

A maioria dos profissionais de saúde oral concorda que uma escova macia é a melhor para remover a placa bacteriana e os restos alimentares dos seus dentes. As escovas com cabeças pequenas também são as preferidas, pois podem chegar mais facilmente a todas as áreas da boca, incluindo os dentes posteriores de acesso mais difícil, sem provocarem lesões.

Uma escova eléctrica que execute ligeiros movimentos de rotação tipo vaivém será também uma boa alternativa, particularmente para pessoas que têm mais dificuldades em escovar, com menos destreza manual ou quando se trata de cuidar da higiene oral de outros indivíduos. A única diferença em relação à escova manual é que a escova eléctrica faz os movimentos automaticamente e tem uma cabeça mais pequena. Assim escova-se um dente de cada vez e não se faz qualquer movimento de escovagem. É necessário seguir uma sequência para não ficar nenhuma superfície dentária por escovar.

Competências Gerais

Manutenção dos Tratamentos Efetuados

As idas regulares a consultas de Higiene Oral são fundamentais para manter a saúde oral e a integridade dos tratamentos efetuados nas nossas Clínicas. Durante a consulta, implantes, coroas, pontes ou próteses fixas sobre dentes ou implantes, bem como restaurações, aparelhos ortodônticos e desvitalizações são avaliados de forma a diagnosticar precocemente qualquer complicação. Todos os procedimentos preventivos e terapêuticos realizados durante estas consultas contribuem para a longevidade destes tratamentos.

Destartarização

Tratamento que consiste na remoção de placa bacteriana e tártaro das superfícies dentárias através da utilização de um aparelho de ultrassons, tendo como objetivo a eliminação dos fatores responsáveis pela maioria dos problemas gengivais e dentários.

Aplicação de Flúor

Procedimento utilizado para prevenção de cáries e redução da sensibilidade dentária, no qual é aplicado nas superfícies dos dentes um gel com uma concentração elevada de flúor. Este composto químico atua sobre o esmalte dentário remineralizando-o e fortalecendo a sua estrutura.

Aplicação de Selantes

Tratamento para prevenção de cáries, no qual é aplicada uma resina fluida nas superfícies mastigatórias dos dentes, e que após a fotopolimerização (incidência de uma luz azul led) endurece, formando uma superfície mais lisa e fácil de higienizar.


Horário
Segunda a Sexta
9h30 às 12h00 – 14h00 às 20h00

Sábados
Por marcação.

22 763 19 03
96 631 92 65